ALFREDO GAVIOLLI (ARENA)
por Morgana
—
última modificação
10/05/2022 10h32
Colaboradores: "Carlinhos" Gaviolli.
Biografia de Alfredo Gavioli
ALFREDO GAVIOLI nasceu no município de Sarandi-RS no dia 14 de agosto de 1940.
Filho de Cerilo Antonio Gavioli e de Gema Maria Gavioli, era o segundo filho de uma família de oito irmãos. Seus primeiros anos de vida foram vividos em Sarandi.
Na infância, veio residir com seus pais em Ronda Alta, onde recebeu os ensinamentos escolares e religiosos. Na antiga igreja São Jorge, hoje Nossa Senhora dos Navegantes, com 9 anos recebeu sua primeira comunhão.
Aos sete anos entrou para a escola e concluiu o Ensino Primário no Grupo Escolar Regente Diego Feijó. Terminada a fase Primária, cursou o antigo Ginasial, no Ginásio Sarandi, município de mesmo nome, no período de 1.952 a 1.956. Posteriormente, buscando maior conhecimento, matriculou-se na Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora da Conceição, em Passo Fundo, onde em 10 de dezembro de 1.960, recebeu o diploma de Técnico em Contabilidade.
Uma vez formado, montou Escritório Técnico Contábil Gavioli em Ronda Alta. Trabalhador eficiente e dedicado a vida familiar, casou-se em 1 de fevereiro de 1968, com a professora Teresinha Bertochi. Desse matrimônio nasceram três filhos : Leonardo, Luciano e Leandro.
Ainda buscando maior acervo cultural, em 7 de fevereiro de 1.973, bacharelou-se em Estudos Sociais pela Universidade de Passo Fundo-UPF.
Sempre esteve ligado em todos os movimentos e campanhas comunitárias, das quais pode-se destacar :
- participante da Comissão Emancipadora de Ronda Alta – 1.963;
- integrante da comissão para criação da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes;
- integrante da comissão para criação do Ginásio Estadual de Ronda Alta, em 1.967, onde, juntamente com outras figuras ilustres do município, formou o primeiro Corpo Docente desse Educandário, tendo assumido a disciplina de Geografia.
- vereador eleito no período de 1.968/1.972;
- foi um dos fundadores do CTG Ronda da Saudade, de Ronda Alta;
- diversas vezes ocupou cargos da diretoria do Esporte Clube Brasil de Ronda Alta;
- foi membro fundador do Instituto Histórico de Ronda Alta e da Biblioteca Pública Érico Veríssimo, de Ronda Alta;
- integrante também da comissão que tratou da instalação da agência do Banco Bamerindus S/A;
- foi um dos criadores do Jardim de Infância do município;
- foi membro da comissão pró-instalação da Escola Estadual de 2* Grau de Ronda Alta;
Homem de muitas atividades, seja na vida profissional ou familiar, nunca negou um gesto carinhoso, de respeito, de amizade ou uma palavra amiga a quem quer que fosse. Não sabia negar ... estava sempre pronto a ajudar.
Seu caráter jovial, alegre, idealista, trabalhador, cordial e brincalhão com todos, se mesclava com o de líder, professor responsável e político leal, pai exemplar, marido amoroso e cristão dedicado, tornando-o, um `Filho de Ronda Alta ` lembrado e muito querido por todos que o conheceram e conviveram nesta breve passagem pela vida, pois em 29 de abril de 1.976, houve o acidente fatal que pôs fim a sua vida.
Após sua morte, por indicação do Círculo de Pais e Mestres da escola, seu nome foi proposto para Patrono da Escola Estadual de 2* Grau de Ronda Alta.
No ano de 1.978, recebeu póstuma homenagem, alterando o nome da escola para Escola Estadual de 2* Grau Professor Alfredo Gavioli.
Foi dito à época :
`` Se uma vida vale pelas boas obras praticadas, a de Alfredo Gavioli entra para a história e para a eternidade com crédito altamente favorável e com benemerência do Senhor.``
`` Passou um homem, mas ficou na terra o seu passado de virtudes, de dedicação ao trabalho, de altruísmo, de grandeza moral, de fidelidade ao lar e de amor aos seus.`` ( J.A.C. )