Alunos do projeto Vereador Mirim acompanham Sessão Ordinária
Os vereadores mirins, representantes escolhidos anteriormente pelas escolas Alfredo Gavioli, Herculino Baldissarella, Mem De Sá, Isabel de Orleans e Fág Kavá estiveram na noite de terça-feira, 14, participando da primeira Sessão Ordinária, na Câmara de Vereadores Normando Baldissarelli. Antes da sessão, os vereadores mirins participaram de uma reunião com a mesa diretora e professores para definir últimos detalhes do projeto, seguindo posteriormente para a Sessão. A diretora da escola Alfredo Gavioli Odete Civardi parabenizou a iniciativa e destacou durante o encontro a importância de trazer os jovens para dentro da Câmara, a fim de resgatar a valorização do trabalho feito pelo vereador. Já a professora da Escola Herculino Baldissarella Neuza Valduga, colocou em questão a participação dos alunos e o retorno que a escola espera dos representantes que ali estavam. “Esses alunos precisam exercer o papel de liderança, repassar o conhecimento e dar um retorno para os demais alunos da escola”, disse. Durante a Sessão os jovens acompanharam a leitura, votação de projetos e pronunciamento dos vereadores, podendo ver na prática o trabalho da Casa.
O projeto visa essencialmente incentivar os jovens a participar mais diretamente da realidade da comunidade, despertando e criando interesse pelas decisões no município e formando lideranças desde cedo.
As escolas citadas indicaram dois vereadores e dois suplentes para a Câmara Mirim, exceto a Escola Isabel de Orleans que pelo número de alunos que dispõe, indicou um vereador mirim e um suplente. Os alunos devem participar de mais duas Sessões, uma no mês de agosto e uma no mês de setembro, as quais servirão de base para a realização de uma Sessão composta e organizada por eles. Nesta Sessão, eles poderão encaminhar propostas ao município referentes a temas como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outras de interesse da comunidade. O presidente do Legislativo Luiz Antonio Gadini em seu pronunciamento ressaltou aos presentes o momento ímpar, no qual encontravam-se representantes das escolas de vários contos do município.
Na Ordem do dia os vereadores aprovaram o Projeto de Lei n°021/2015 que inclui programa no PPA na LDO e abre crédito especial, visando dar condições orçamentárias para que o município possa custear exames laboratoriais. Os recursos são originários de repasses do Governo Estadual e Federal.
A atividade contou com a participação dos alunos, professores, do prefeito em exercício Odemar Paulo Raimondi e da secretária de Educação Elizete Raimondi.