Possibilidade de instalação de um centro de referência do Instituto Federal Farroupilha em Ronda Alta é apresentada em visita
Estiveram visitando o município de Ronda Alta na tarde de ontem, 29, o coordenador de extensão tecnológica, Rafael Bonadiman, o professor José Eduardo Gubert e o coordenador de implantação de unidades novas, Carlos Eugenio Rodrigues Balsemão do IFF - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha, a fim de conhecer o espaço disponibilizado para a possível instalação de um centro de referência no município. Os representantes foram recebidos no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, pelo vereador e presidente do Poder Legislativo Luiz Antonio Gadini, pela secretária de educação Elizete Raimondi e secretária de cultura Maria Loreci Caús, onde ocorreu a conversa introdutória sobre as possibilidades da implantação do centro e os passos para a instalação, bem como modalidades de cursos oferecidos pelo Instituto. "Esse centro de referência necessita de uma parceria entre Instituição de Ensino e Poder Público para manter-se, na qual precisamos de auxílio para as despesas com o espaço, energia e internet, por exemplo. Esse é um embrião de um centro avançado que terá orçamento próprio e disponibilizará mais alternativa.” Destacou o coordenador Carlos.
Segundo o presidente Gadini, a base para a possível instalação do centro de referência em Ronda Alta foi iniciada em 2011, ano em que ele e professores da região iniciaram a participação na comissão externa pró Instituto Federal, na cidade de Frederico Westphalen. A Comissão teve uma contribuição significativa na transformação do antigo CAFW- Colégio Agrícola de Frederico Westphalen para Instituto Federal. O vereador ainda destaca que foi por meio da instalação do Etec- no município que se efetivou a parceria entre IFF e lideranças municipais, permitindo essa nova possibilidade, a instalação do centro de referência. “Estamos há alguns anos na luta, participando de encontros para aproximar o ensino, criar possibilidades para a qualificação profissional de nossos jovens.”
Após conversa os presentes acompanhados ainda pelo prefeito Miguel Angelo Gasparetto, pelo vice Odemar Paulo Raimondi deslocaram-se para o Centro de Formação Roseli para conhecer as instalações. No espaço foi destacado pelo prefeito Miguel as mais de 15 salas disponíveis que poderiam ser usadas pelo Instituto. Além de conhecer a área do Centro de Formação, o momento ficou marcado pelo debate e questionamentos referentes à vinda do centro de referência.
Caso a instalação venha a acontecer, o próximo passo será iniciado pela manifestação de interesse do Poder Público pela instalação, seguindo para a criação do projeto, para a preparação do espaço e a organização dos documentos necessários.
As modalidades de cursos propostos pelos representantes estão voltadas ao Pronatec, técnicos e EAD, sendo definida posteriormente a área dos cursos conforme demanda da comunidade e região, destacando-se os 12 eixos temáticos possíveis para escolha.
O centro de referência estará vinculado, caso instalado, ao campus do IFF de Frederico Westphalen, antes colégio agrícola.
Ao todo o IFF possui 11 campus e 8 centros de referência.
Assessoria de Imprensa/Viviane Lara