Mais uma sessão plenária foi realizada

por Morgana publicado 23/06/2021 14h12, última modificação 23/06/2021 14h12

Na noite dessa terça-feira, 23/06, foi realizada a 19ª (décima nona) Sessão Ordinária de 2021, da 1ª (primeira) Sessão Legislativa da 14ª (décima quarta) Legislatura. A sessão foi presidida por seu Presidente, vereador Silvanio Roque Lucca, e secretariada pela vereadora Lizane Graciolli Pandolfi, primeira secretária e na qual também participaram os Vereadores: Edivan Lunardi, Juliano Rubens Perego, Kleber Luis Civardi, Mauro Tadeu Tonin, Sidnei Nayssinho e Vitor Roque Cavazini. Ausente o Vereador Lucimar Zanchet, que apresentou atestado, justificando a ausência.

De início constatada a presença de número regimental de Vereadores no plenário, o Presidente invocou a proteção de Deus e declarou aberta a décima oitava sessão plenária ordinária. Solicitou a Secretária que fizesse a leitura da ata de número dezoito, do dia quinze de junho do corrente ano, que após lida e oportunizada a discussão, foi aprovada por unanimidade e sem ressalvas. Foi comunicado pelo presidente, que por exigência do Tribunal de Contas do Estado, todos os vereadores devem apresentar a Declaração do Imposto de Renda do ano anterior, 2020 (dois mil e vinte) até a última sessão deste mês.

Outro assunto decidido foi o Cronograma de Programas de Rádio dos próximos dias. Nesta quarta feira, ninguém ocupará o espaço matinal de entrevistas, sendo que no próximo sábado dia vinte e seis de junho, será ocupado pelos vereadores Kleber Luis Civardi e Lizane Graciolli Pandolfi.

No expediente foram lidos: Oficio nº145/2021 do Executivo e o Oficio 01/2021, da Comissão de Revisão do Plano de Carreira dos Servidores Municipais. Com relação ao Oficio 01/2021, foram indicados como representantes do Pode Legislativo para a devida Comissão os Vereadores: Silvanio Roque Lucca, como Titular e Edivan Lunardi, como Suplente. Ainda foram lidos os Projetos oriundos do Poder Executivo de número 016/2021 e 017/2021, que foram encaminhados para análise das Comissões pertinentes.

Não houve matéria a ser apreciada na ordem do dia.

No grande expediente, manifestaram-se, pela ordem os seguintes vereadores: Juliano Rubens Perego, Vitor Roque Cavazini e Silvanio Roque Lucca.

Juliano destacou algumas indicações que foram protocoladas por ele em relação à medidas de enfrentamento à Covid-19, além de uma indicação para a construção de um memorial às vítimas da doença, para que seus familiares e amigos dessas tenham a possibilidade de homenagear as pessoas queridas que se foram, e para deixar um registro histórico dos acontecimentos. Juliano também pediu a colaboração de todos os munícipes e destacou que sempre buscará o diálogo com o executivo para levar as demandas necessárias.

Vitor Cavazini, por sua vez, destacou que não há culpados para a atual situação do coronavírus pois, em sua opinião, os governantes fizeram tudo o que podiam e agora é a população que deve se cuidar para evitar a transmissão. Cavazini também pediu a colaboração de todos para conter a doença.

 

O presidente do legislativo, Lucca, trouxe esclarecimentos sobre questionamentos da não realização de projetos de asfaltamento em algumas ruas da cidade, destacando que só não ocorreram em razão de licitações desertas e de indisponibilidade da empresa que posteriormente demonstrou interesse.

Ainda Luca reiterou o discurso de Juliano, destacando que, sim, o Presidente da República possui grande culpa no colapso da saúde que enfrentamos hoje, e que a população precisa despertar e se conscientizar cada vez mais para que possamos amenizar a situação da pandemia.

Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu à presença e a colaboração dos nobres pares e os convocou para a próxima sessão plenária ordinária, a ser realizada no dia 29(vinte e nove) de junho, no seu local e horário de costume.

Após, encerrou os trabalhos e solicitou que o resumo do andamento da sessão constasse em ata.