Presidente do Legislativo participou de reunião do CODEAP
O plenário da Câmara de Vereadores sediou, na última quarta-feira – dia 22 –, uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (CODEAP)
O evento teve o objetivo de avaliar uma retrospectiva dos trabalhos da secretaria municipal de agricultura; tratar sobre um possível decreto de emergência em razão da estiagem; falar sobre o Programa “Terra Brasil.
Sobre o Decreto de emergência, os presentes destacaram que a estimativa de perda atual é de aproximadamente R$ 37 mi (trinta e sete milhões de reais) entre as culturas de soja, leite, milho e milho de silagem 1ª safra (com perda estimada de 50% da produção), milho de silagem 2ª safra.
Dessa forma, o município aguarda a previsão e as precipitações dos próximos dias para verificar a possibilidade de emitir um decreto de emergência e encaminhar para a homologação estadual.
Isso porque as estimativas de perdas tendem a ser ainda maiores pois a perspectiva é de a seca piore nos próximos dias, sendo necessárias novas avaliações e novas reuniões para decidir em conjunto sobres as ações a se realizar.
Acerca do Programa “Terra Brasil” já houve nomes aprovadas para um primeiro momento, os que ainda não foram devem aguardar, pois haverá novas definições posteriormente.
Na oportunidade, o Presidente do Legislativo destacou a parceria entre os poderes na realização dos trabalhos desse ano, pois os projetos de subsídios à secretaria da agricultura, submetidos ao crivo dos vereadores, foram todos aprovados por unanimidade até o momento.
Isso porque o legislativo entende que esses incentivos ao meio rural auxiliam no crescimento da economia dos produtores, de suas famílias e da economia local, além de melhorar os retornos à própria municipalidade.
Além do Presidente do Legislativo estavam presentes o Prefeito Municipal, integrantes da secretaria da agricultura, representantes da EMATER e demais integrantes do Conselho.