RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2022

por Morgana publicado 07/02/2023 16h30, última modificação 07/02/2023 16h54

Após a realização do recesso regimental, previsto para o mês de janeiro, trazemos para a população um relatório sobre as atividades realizadas pelo legislativo em 2022.

Projetos de lei ordinária do executivo: 040, sendo rejeitados apenas 02.

Projetos de lei ordinária do legislativo: 04

Indicações: 10

Pedidos de Providências: 03

Resoluções: 07

Pedido de informação:01

Moções: 05

Foram realizadas 37 sessões ordinárias;
01 sessão solene;
01 sessão extraordinária;
Emitidos 44 autógrafos;
Expedidos 90 ofícios;
04 Portarias;
01 Requerimento.


 INTEGRARAM A MESA EM 2022:

JULIANO RUBENS PEREGO – PRESIDENTE

VITOR ROQUE CAVAZINI – VICE PRESIDENTE

SILVANIO ROQUE LUCCA – PRIMEIRO SECRETÁRIO

LIZANE GRACIOLLI PANDOLFI – SEGUNDA SECRETÁRIA

 

Ainda, muitas outras ações merecem destaque:

 Reativado o projeto Vereador Mirim

O Presidente, Juliano Perego se empenhou em organizar o reinicio dos trabalhos dos legisladores mirins para que houvesse um acréscimo na relação com os jovens cidadãos.

Durante o projeto 09 estudantes das escolas municipais e estaduais tiveram a oportunidade de conhecer o legislativo e trabalhar em diversos projetos que reverteram e resultado práticos para a comunidade, bem como participaram de capacitações com vereadores e com o Juiz da Comarca, Dr. Abel Rodrigues.

Os parlamentares mirins também receberam valores, destinados pela Vereadora Lizane Pandolfi, para simular emendas parlamentares, que foram destinados a um dia de diversão para as crianças que se encontravam abrigadas.

Acompanhados do Presidente, que participou de todos os projetos dos jovens, realizaram o 1º Pedágio Solidário e arrecadaram mais de mil reais, que foram entregues à APAE, Casa da Criança e ao Solar Santa Ana.

E para eternizar o nome desses jovens na história do município criou-se a Galeria Mirim com todos os participantes das edições anteriores, pois todos se esforçaram em conhecer melhor a estrutura do município e pensar soluções que pudessem auxiliar o crescimento de Ronda Alta, merecendo o registro para a posteridade.

 

Integração com a comunidade

Foi um ano de muita participação da Casa Legislativa em eventos da comunidade, em maio os vereadores auxiliaram na venda das fichas, na organização e servindo o 4º Jantar do Peixe na linha Bela Vista São Pedro.

Assim como participaram ativamente do Jantar do Vinho realizado em agosto, na comunidade da Linha Divisória, novamente auxiliando na organização, vendendo fichas, servindo a janta em conjunto com os demais organizadores.

A Casa recebeu também visitas de diversos representantes de entidades e comunidades que trouxeram suas demandas, como integrantes da ARPA, a Associação Rondaltense de Protetores dos Animais, que contou com a articulação e o auxílio dos vereadores, em especial do Professor Juliano e do veterinário Mauro Tonin para conseguir uma parceria com o poder público para que os animais em situação de rua possam receber atenção.

Ainda, o presidente, Professor Juliano Perego, participou de uma roda de conversas com os alunos da Escola Gaviolli, fazendo surgir uma indicação com diversas demandas dos jovens, para beneficiar a comunidade.

 

Plenário Lóris Antônio Perego teve ampla utilização.

O Plenário da casa Legislativa possui ampla estrutura para receber o público, por essa razão ele é disponibilizado a todas as esferas da administração e de entidades da comunidade para a realização de reuniões, seminários, cursos, eventos, palestras, para que se recebam convidados de honra, entre tantas outras finalidades.

No decorrer de 2022 o plenário Loris Antonio Perego recebeu, além das 37 Sessões Plenárias Ordinárias, mais de 60 reuniões, e demais eventos já mencionados.

 

Recursos para Ronda Alta

Os parlamentares também fizeram viagens e reuniões com assessores de deputados para buscar recursos para melhorar a infraestrutura, saúde, atendimento e transporte do município.

 

Modernização dos trabalhos

A pandemia trouxe a tona a necessidade de existirem opções digitais para permitir que os trabalhos sigam mesmo com a impossibilidade da presença física.

Além disso, já é notável o fato de que o uso de documentos físicos (papel) está ficando no passado.

Por essa razão a Câmara Normando Baldissarella foi a primeira da região a digitalizar todo o processo legislativo, desde a elaboração do projeto até a sua votação em plenário.

Todo o processo também pode ser acompanhado de perto pelo cidadão que acessar o Portal Legislativo. Lá ele consegue ver, inclusive, todos os gráficos das proposições realizadas pelo seu parlamentar, a tramitação e votação de todos os projetos.

A redução no uso do papel e a busca pelo meio digital colocou a Casa Legislativa no rumo da melhor comunicação com o cidadão, que tem acesso em tempo real de tudo que acontece da Casa.

 

Por fim, além de todos os feitos acima mencionados os vereadores receberam cidadãos, visitaram, participaram de eventos comunitários e buscaram estar próximos da comunidade e levar as demandas até o Poder Executivo.

Lembramos que, nem sempre as demandas chegam até os vereadores, por essa razão disponibilizamos os meios para que a população possa trazê-las de modo a facilitar essa comunicação.