RETROSPECTIVA DOS TRABALHOS DO LEGISLATIVO
O ano de 2021 foi o primeiro da 14ª Legislatura, e nesse momento passaremos a uma retrospectiva desse período que trouxe tantas mudanças para a Casa Legislativa, e teve como seu grande marco a alteração do Poder Legislativo.
Em 2021 compuseram a Mesa da Casa:
Silvanio Roque Lucca – Presidente
Baixinho – Vice Presidente
Lizane G. Pandolfi – Primeira Secretária
Vitor R. Cavazine – Segundo Secretário.
Nessa primeira seção legislativa foram apreciados:
42 Projetos de Lei Ordinária
11 Indicações
08 Moções
02 Pedidos de Informação
02 Pedidos de Providência
02 Projetos de Lei Ordinária do Legislativo
03 Resoluções
02 Requerimentos
O que totalizou 72 (setenta e duas) matérias que tramitaram pela Câmara, além de eventos promovidos pelo Legislativo, reuniões, audiências públicas....
Esse ano foi marcado por várias mudanças nas estruturas físicas e funcionais do poder Legislativo.
O Ex-Presidente, Lucca, pautou sua gestão na inovação e transparência. Já no início de 2021 foi disponibilizado um whatsapp para que os munícipes pudessem ter um contato mais próximo como legislativo.
Também foram iniciadas as transmissões ao vivo das sessões e diversos eventos realizados na sede do Legislativo.
O site do legislativo (https://www.rondaalta.rs.leg.br/) está sendo alterado visualmente desde o mês de dezembro para que se possam constar mais informações e atualizações à população.
Outra grande conquista foi a mudança de sede ocorrida no mês de dezembro. Para que ela fosse possível as reformas e compra de mobiliário, iniciadas em 2019, precisaram ser agilizadas. Um grande marco na história da Câmara Normando Baldissarella, pois o espaço mais amplo e organizado confere melhores condições de trabalho aos parlamentares, aos funcionários, bem como, traz um espaço para uso de toda a comunidade, que pode dispor de local bem localizado e organizado para a realização de palestras, cursos, reuniões...
Ainda, se destaca a instalação de uma plataforma de elevação para conferir acessibilidade, conforme as normas federais, a pessoas com mobilidade reduzida.
Foram estabelecidas salas de bancada para o atendimento presencial. Nelas os vereadores poderão receber o público e atender de forma digna aqueles que buscam o auxílio do Poder Legislativo.
O Plenário da Câmara hoje tem capacidade para acomodar 62 pessoas, sendo que antes o limite era de aproximadamente 30 pessoas.
O sistema de som instalado no legislativo permite a realização de palestras e eventos da comunidade para um público significativo com qualidade e conforto.
Outro importante trabalho realizado foi a reforma dos quadros das galerias dos presidentes, que se encontravam quebrados, descolados e sem condições de se manterem expostos. Atualmente eles estão padronizados e em condições de demonstrar o reconhecimento devido a cada vereador que assumiu a presidência da Casa nessas 14 Legislaturas.
Ainda, foi iniciado um resgate histórico por meio da restauração e arquivamento digital de todas as fotos dos parlamentares que já fizeram parte do legislativo. Após esse resgate já foi iniciada a formação de uma galeria virtual de todos os vereadores que, em breve, será disponibilizada ao público.
Todas essas reformas e melhorias na infraestrutura da Casa Legislativa custaram aproximadamente R$170.000,00 (cento e setenta mil reais), um recurso utilizado de forma consciente, permitindo ainda a devolução de mais de cento e oitenta mil reais, dos recursos disponíveis para a Câmara, aos cofres da municipalidade.
Além disso, Lucca manteve, junto com os demais vereadores, um ótimo diálogo entre o executivo e o Legislativo, o que possibilitou que os trabalhos fluíssem de forma organizada, objetivando sempre beneficiar a população rondaltense, com decisões coerentes e bem pensadas.
Assim, esperamos que 2022 seja mais um ano de muitas conquistas e de muito diálogo com as demais esferas de poderes, principalmente, com a comunidade.