Reunião com a CORSAN debateu falta de água

por Morgana publicado 09/03/2022 11h47, última modificação 09/03/2022 11h47
Participaram o presidente do legislativo, o prefeito, promotora de justiça, a presidenta da ACIRA, as rádios locais e secretários da municipalidade.
Reunião com a CORSAN debateu falta de água

FOTO: CAROLINA BEUX ASSESSORIA DE IMPRENSA - PREFEITURA MUNICIPAL

O presidente do legislativo, e demais autoridades municipais, participaram de uma importante reunião com representantes da CORSAN para debater sobre a falta de água no município.

Representando a CORSAN, o gestor regional Jocival Machado e o engenheiro Rodney Cracco, expuseram que a situação da falta de água é uma situação generalizada em função das condições climáticas que vêm sendo enfrentadas nos últimos 02 anos.

Sendo que, na cidade de Fontoura Xavier não há mais produção de água nos poços sendo necessário que caminhões pipa de Soledade fazem 15 viagens por dia para levar água até Fontoura.

E em Ronda Alta, as bombas já foram baixadas para readequar e tentar aumentar o volume de água. Antes os poços produziam 20m³ por hora, hoje a produção caiu para 10m³ por hora, mas a demanda não caiu, o que gera o déficit.

Ainda, na cidade de Ronda Alta eles informaram que os servidores do município, Srs. César e Marcon, já identificaram 15 vazamentos que serão consertados nos próximos dias com a vinda de uma retro e de uma escavadeira. Essas máquinas, por exemplo, atendem a 70 municípios da região, o que dificulta a agilidade nos serviços.

Ressaltamos que esses funcionários merecem os parabéns por seus esforços, mesmo diante da precariedade que enfrentam, para buscar a regularização do abastecimento.

Soluções apresentadas

Os representantes da CORSAN destacaram que Ronda Alta é o terceiro município que receberá a abertura de novos poços e readequação de redes de abastecimento, conforme cronograma já elaborado.

Ainda, ficou combinado que uma campanha de conscientização deve ser realizada nos próximos dias.

Por fim, destacamos que as pessoas que queiram realizar uma reclamação podem baixar o aplicativo da CORSAN em seus telefones ou ligar para 0800 800 1090.

Também, pedimos aos moradores que ao avistar um vazamento informem imediatamente, para agilizar o processo de conserto e evitar desperdícios.