VEREADORES DEVOLVEM MAIS DE MEIO MILHÃO À ADMINISTRAÇÃO

por Morgana publicado 08/02/2023 12h39, última modificação 08/02/2023 12h39
Juliano Perego, presidente no ano de 2022, destacou que sempre prezou pelo equilíbrio e eficiência no uso dos recursos públicos.

Anualmente a Câmara de Vereadores possui um orçamento disponibilizado para os seus gastos com funcionários, vereadores e manutenção dos demais serviços.

Porém, quando tal valor não é utilizado de forma integral ocorre a devolução dos valores ao Poder Executivo, que pode aplicar em benefício da população.

Dessa forma, no ano de 2022 o Presidente Juliano Perego prezou pelo uso consciente dos recursos, sempre atentando para o equilíbrio entre as necessidades de modernização e organização da Casa e o controle das despesas do Legislativo.

Como um dos grandes avanços que podemos citar está a digitalização de todo o processo legislativo. É uma forte tendência a informatização da elaboração. Acompanhamento e votação dos projetos, pois isso agiliza os trabalhos do legislativo.

Atualmente os vereadores acessam, assinam, emitem pareceres, acompanham, votam, pedem a palavra para o uso do grande expediente e monitoram os tempos de fala TUDO por meio eletrônico, dispensando o uso de documentos físicos e podendo, inclusive, em caso de necessidade justificada, participar das sessões de modo remoto.

Destaca-se também que, os cidadãos também podem acompanhar todo esse processo em tempo real por meio do portal legislativo (https://cmrondaalta.cittatec.com.br/portal-legislativo/vereadores), o que auxilia na comunicação entre a população e o legislativo, que se torna mais rápida e eficaz.

É importante destacar que a Câmara de Ronda Alta é pioneira na região em relação à digitalização do processo legislativo e pretende seguir ao encontro da melhoria dos serviços de atendimento aos cidadãos.

Na última segunda-feira, 06/02, o então presidente, Juliano Perego, se reuniu com o Prefeito Marcos Beux e o Secretário da Fazenda, Osmar Raimondi, para conversar sobre a devolução dos valores e destacou que a Câmara utilizou apenas o que foi necessário para manter os trabalhos da Casa de forma eficiente e focada na melhor integração com a população.

Mesmo com a manutenção dos trabalhos e melhorias implementadas foi possível realizar a devolução de R$ 557.885,31 (quinhentos e cinquenta e sete mil oitocentos e oitenta e cinco reais com trinta e um centavos), ou seja mais de meio milhão de reais foram devolvidos aos cofres públicos para que sejam utilizados em melhorias para os munícipes rondaltenses.

O Prefeito Marcos agradeceu pelo empenho da Câmara e em especial do Presidente, pois com esse dinheiro disponível é possível investir nas atividades do município.